A Eucaristia: Deus entre nós

Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.” (Salmos 139: 5-10).

Minhas Irmãs e meus irmãos em Cristo:

Ao iniciar nossa jornada rumo a um Renascimento Eucarístico, escrevo com grande esperança e alegria em Deus que Sua Presença será sempre nosso guia.  Ofereço-lhes minha reflexão orante sobre como podemos começar nossa jornada juntos e considerar nosso relacionamento com Deus como o momento definidor de nossa fé. Peço a vocês que orem e discernam onde podemos, juntos, recomeçar nosso desejo de receber Jesus na Eucaristia, para que sejamos cheios da Presença de Deus e nos tornemos Cristo uns para os outros.  É minha fervorosa oração que, em nossa jornada, amemos Jesus um no outro.

Convite de Jesus

Jesus viu um homem chamado Mateus sentado no posto da coletoria de impostos. Ele lhe disse: “Siga-me”. E ele se levantou e o seguiu (Mateus 9:9).

Quantos de nós desejam seguir Jesus?  Para aqueles que conheci, desde o mais jovem até o mais velho, creio que sua resposta seria um retumbante: “Eu quero!  Quando nascemos, Jesus já conhece cada um de nós, nos ama e nos chama para segui-lo.  A partir do momento em que somos batizados, começamos a seguir a Jesus.  Alguns de vocês consentiram como adultos em serem batizados e alguns de vocês foram apresentados por seus pais e padrinhos para seguir Jesus e como sua família e amigos lhes ensinaram sobre Jesus, vocês também continuam a segui-Lo.

Este chamado é um convite cheio de amor de Jesus para vocês!  Ele convida cada um de nós a dar a vida completamente, sem medida ou interesse pessoal, sem pensar, “o que há nele para mim”.  Lembre-se que Jesus foi criticado porque Ele chamou os pecadores – pessoas como você e eu.  Elas aceitaram Seu convite porque reconheceram que Jesus é o Caminho da Perfeição.  Através do Sacramento do Batismo, fazemos uma Aliança com Jesus para amá-lo acima de todas as coisas e para servi-lo em nossos irmãos e irmãs.

Encontro com Jesus

Jesus tomou o pão, disse a bênção, partiu-o e deu-lhes, dizendo: “Este é meu corpo, que será dado por vós; fazei isto em memória de mim”. E também o cálice depois de terem comido, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que será derramado por vós (Lucas 22:19,20).

Quem é a Eucaristia?  A Eucaristia é Jesus! Assim como João disse a Pedro após a Ressurreição: “É o Senhor! (João 21,7)!  Jesus fala aos apóstolos, a seus discípulos e a nós com grande amor e sabe que precisamos ser nutridos para segui-lo.  Ele conhece as dificuldades que vamos enfrentar. Com a Eucaristia, Ele se entrega a nós para que possamos recebê-Lo e continuar nossa jornada com Ele a cada dia.  São Justino Mártir escreveu: “Nos ensinaram que o alimento que foi feito a Eucaristia pela oração de sua palavra (do sacerdote), e que alimenta nossa carne e nosso sangue por assimilação, é tanto a carne quanto o sangue daquele Jesus que se fez carne” (São Justino Mártir (c.155 d.C.), Primeira apologia, 66).

Como podemos recusar Jesus?  O que ou quem nos impede de receber o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus, nosso Senhor e Salvador?  A Eucaristia é nossa participação na Vida Divina através de Cristo no poder do Espírito Santo.  “A Eucaristia é o sinal eficaz e a causa sublime dessa comunhão na vida divina e dessa unidade do Povo de Deus pela qual a Igreja é mantida em existência”.  É o culminar tanto da ação de Deus santificando o mundo em Cristo como do culto que os homens oferecem a Cristo e através dele ao Pai no Espírito Santo” (CIC1325). Este é um grande mistério de nossa fé – só o podemos conhecer pelo ensinamento de Cristo que nos é dado nas Escrituras e na Tradição da Igreja.

São Francisco de Assis disse: “Deste modo o Senhor está sempre com seus fiéis, como Ele diz: “Eis que estou convosco até o fim dos tempos” (Mateus 28:20).

Seguindo Jesus

 Se amamos Jesus, então não gostaríamos de fazer o que Ele pede?  Jesus sempre nos chama a um novo mandamento.  Ele disse: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (cf. João 13:34).

Somos parte da história de Deus.  Nosso Santo Padre, o Papa Francisco, nos encoraja a “escrever histórias de redenção nas páginas de nosso tempo”.  Ao recebermos Cristo na Eucaristia, continuamos a história da salvação porque Jesus Cristo é ontem, hoje e para sempre.  ” Desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança.” (Ecclesia de Eucharistia 1).

Assim como nossos corpos físicos são alimentados pelos alimentos colhidos da terra para obter força e energia, assim também o Pão do Céu nos alimenta para fazer nascer o céu sobre a terra.  Em nossa realidade espiritual, o alimento desempenha um papel primordial na história da salvação, desde o fruto proibido no jardim que produz o pecado e a morte até o alimento do corpo de Cristo na cruz que produz a vida eterna.

São Paulo nos diz: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: Na noite em que ia ser entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo entregue por vós. Fazei isto em memória de mim”. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória”.” (1 Coríntios 11,23-25).

Ser uma Eucaristia com Jesus

Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16). Não é a Eucaristia que se transforma em nós, mas sim nós que somos transformados Nele.

Ao receber Jesus, somos achamos obrigados a sair envoltos em Seu amor para levar Seu amor, a Eucaristia, uns aos outros.  Nós nos tornamos Sua morada.  ” E, na visitação, quando Maria leva no seu ventre o Verbo encarnado, de certo modo Ela serve de « sacrário » – o primeiro « sacrário » da história –, para o Filho de Deus, que, ainda invisível aos olhos dos homens, se presta à adoração de Isabel, como que « irradiando » a sua luz através dos olhos e da voz de Maria. E o olhar extasiado de Maria, quando contemplava o rosto de Cristo recém-nascido e O estreitava nos seus braços, não é porventura o modelo inatingível de amor a que se devem inspirar todas as nossas comunhões eucarísticas?” (Ecclesia de Eucharistia 55)

Santo Irineu escreveu: “Nossa maneira de pensar está em sintonia com a Eucaristia e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar”.  Como nossa comunidade poderia ser transfigurada se oferecemos livremente o amor de Deus uns aos outros, sem nenhuma expectativa em troca?  Quando recebemos Jesus, aceitamos Seu mandato.  O amor que damos está unido a Jesus.  Nós O apresentamos uns aos outros. Somos chamados a sair de nossa zona de conforto e a ser uma eucaristia: para levar Jesus entre nós e com nossos irmãos e irmãs onde quer que os encontremos.

O Papa Francisco disse: “Na prática, o que significa viver este amor? Antes de nos dar este mandamento, Jesus havia lavado os pés dos discípulos; então, depois de dá-lo, ele se entregou no madeiro da cruz. Amar significa o seguinte: servir e dar a própria vida. Servir… compartilhar os carismas e os dons que Deus nos deu. Especificamente, devemos nos perguntar: “O que eu faço pelos outros”?

Viver como Amor

Depois que se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram, e eles o reconheceram. Ele, porém, desapareceu da vista deles.  (Lc24:30,31).

Após a Ressurreição, dois discípulos andavam pelo caminho de Emaús e encontraram Jesus enquanto caminhavam; no entanto, não conseguiram reconhecê-lo.  Foi somente quando Ele se apresentou a eles como a Eucaristia, que eles O reconheceram.

Acho que somos como aqueles discípulos ainda.  Jesus está dentro de cada um de nós e, no entanto, não O vemos presente.  Lembre-se de que Jesus nos fala de reconhecê-lo como somos chamados a servir uns aos outros.  O povo perguntou: ” Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’” (cf. Mateus 25,38-40).

O Cardeal Raniero Cantalamessa, OFM, escreve em uma de suas homilias: “Devemos fazer de nossas vidas um presente de amor ao Pai para o bem de nossos irmãos e irmãs.  Devemos fazer de nós mesmos uma Eucaristia”.

Você vai seguir Jesus?  Você responderá ao mandato Dele para recebê-lo?  Alimentados por Jesus Eucaristia, vocês serão como Cristo uns para os outros?

Que nossa Padroeira, Maria, a Mãe de Deus, que por seu fiat participa da redenção que seu Filho nos deu como o Pão da Vida através da Eucaristia, nos leve a servir como sua morada.  Rezemos para que transfiguremos nosso mundo em uma Eucaristia.

Translate